fbpx

Prepare-se quando for correr

Os benefícios da corrida são ao mesmo tempo físicos e mentais. O seu sistema cardiovascular melhora do mesmo modo que seu estado de espírito.

” O ser humano precisa apoiar-se em um sistema triangular: um lado fisíco, outro emocional e o terceiro é o social. Se qualquer um deles fraqueja, toda a estrutura desmorona” afirma o Doutor em Educação Física, José R. Garcia.

Porém, para quem está a muito tempo sem praticar exercício, é preciso um treinamento adequado para dar início a esta atividade. E ele começa estabelecendo uma rotina, que deve ser elaborada de acordo com a disponibilidade de horários de cada um.

Vale lembrar que, se correr num dia de manhã, no seguinte ao meio dia e no outro de noite, não estará criando uma rotina.

Para quem já encontra aí um desafio, deve estar ciente da melhoria que uma rotina de exercícios pode trazer a sua qualidade de vida. Portanto não perca tempo e disponibilize, nem que seja 30 min, três vezes por semana do seu tempo para pensar única e exclusivamente em você.

Os especialistas recomendam correr em dias alternados, já que o descanso é tão importante para o corpo quanto o próprio exercício. O segundo passo é estabelecer um objetivo. Exemplo: quero correr 5Km em 1 hora. A especificidade do treinamento é indispensável para facilitar o desenvolvimento progressivo do atleta.

A base sobre a qual vai edificar sua nova forma física se encontra em uma boa caminhada a passo ligeiro e ao ar livre. Alcance sua freqüência ideal e siga assim durante toda a primeira semana de treino.

Alcance gradativamente o tempo objetivado. Se conseguiu cumprir seu guia, chegou o momento de começar a correr. Para tanto, é de suma importância começar um treinamento constante e planificado de acordo com suas condições e seguir algumas regras de ouro do treinamento de atletismo:

1. É importante praticar corridas em ritmo lento sobre distâncias progressivamente maiores.

2. Subidas de ladeiras entre 200 a 400 metros serão bem-vindas e ajudam a dar força as pernas.

3. Obedeça seu coração, não seu relógio. Confie nos avisos de seu corpo.

4. Os treinos de velocidade são importantes. A mudança de ritmo mostrará que você pode correr mais rápido. Faça um treino semanal de velocidade.

5. É aconselhável alternar, pelo menos uma vez por semana, sua atividade principal com outra como ciclismo. Você se sentirá mais confortável.

6. Expanda seus objetivos. Que tal uma maratona?

7. Quanto mais você corre, mais relaxado precisa estar.

8. Não esqueça do aquecimento. Qualquer corredor experiente sabe como é importante o aquecimento, a postura e o alongamento dos músculos.

Comentários

Deixe um comentário