Prevenção da osteoporose

Como se prevenir a osteoporose?

Seria interessante que todas as mulheres em qualquer idade pensassem na prevenção da osteoporose. Na infância e na juventude é que se forma a massa óssea. Nesta idade é importante a ingestão de cálcio. A maior fonte de cálcio é o leite. É um absurdo num país como o Brasil, um dos maiores produtores de leite do mundo, que nossas meninas e adolescentes não tomem leite.

Outro fator importante é o exercício físico e a exposição ao sol por 10 a 15 minutos antes das 10 h da manhã. Há hábitos que aumentam o risco à osteoporose como fumo, bebidas alcoólicas e café. Outro fator é o tratamento precoce da menopausa.

Quanto mais cedo for instituído o tratamento menor a perda da massa óssea. Exames de densitometria óssea podem predizer o risco de fratura. O método mais difundido para o diagnóstico da osteoporose é a Densitometria Óssea. Existem outros exames que podem diagnosticar perda de massa óssea em relação ao adulto jovem.

É importante a pesquisa de fatores de risco para a osteoporose:

  • Etnia branca
  • Histórico familiar de osteoporose
  • Vida sedentária
  • Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D
  • Período da menopausa
  • Fumo ou bebidas alcoólicas em excesso
  • Pessoa magra e/ou frágil
  • Fratura espontânea prévia
  • Medicamentos, tais como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glicorticóides e heparina
  • Doenças de base, tais como hepatopatia crônica, doença de Cushing, diabetes melito, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatóide e sarcoidose.

Tratamento da Osteoporose consiste em uma dieta com Cálcio, Vitamina D, exercícios apropriados, exposição ao sol e, em alguns casos, medicações são importantes para manter a massa óssea e tratar a menopausa.

Atualmente, nos Estados Unidos, a tratamento hormonal, o alendronato, risedronato e raloxifeno são aprovados pela US Food and Drug Administration (FDA) para a prevenção e tratamento da osteoporose pós-menopausa. Recentemente mais um medicamento foi aprovado: TERIPARATIDE – Forteo.

A calcitonina é aprovada somente para o tratamento, mas o mais importante é o acompanhamento médico. Na osteoporose instalada é importante que sejam adotadas medidas simples para se evitar quedas tais como retirar tapetes, disposição adequada de móveis, evitar o uso indiscriminado de tranquilizantes.

Hoje em dia está nascendo uma nova arquitetura para pessoas da terceira idade que evita a queda e o esforço em demasia respeitando as características desta população que, em breve, será a maioria.

Outro fator importante na terapia da osteoporose é a introdução de exercícios adequados e a exposição ao sol como terapia adjuvante. Não se deve proibir o portador de osteoporose de andar, caminhar, tomar sol pelo medo da fratura, mas adequar sua vida e reduzir seus riscos.

Deixe uma resposta