Propriedades das frutas

ABACATE:  Apesar do seu alto valor nutritivo, esta fruta deve ser usada com moderação. Ajuda a controlar o nível de

ABACATE Apesar do seu alto valor nutritivo, esta fruta deve ser usada com moderação. Ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue, pois não contém gordura saturada. O abacate tem mais proteína do que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. É rico em folato, vitaminas A, C, E, B6, potássio, ferro e magnésio. ABACAXI Por conter uma enzima chamada bromelina, o abacaxi é um amaciador natural da carne vermelha e de aves. Mas cuidado ao comprá-lo: marcas castanhas indicam que a fruta está se estragando. As fibras do abacaxi ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue; além disso, a fruta é uma poderosa fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. ACEROLA A acerola é recomendada no combate a gripes, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias. Além disso, é um alimento muito indicado para pessoas em estado febril e de convalescença. BANANA A banana é uma fruta que cresce na maior parte das áreas tropicais do mundo. Saudável, nutritiva e saborosa, ela é um dos melhores lanches naturais. Por ser leve e fácil de digerir, a banana é indicada como um dos primeiros alimentos dos bebês.

 A banana é recomendada para quem sofre de diarréia. É uma rica fonte de potássio e vitaminas C e B6. Pacientes que utilizam medicamentos diuréticos para combater a pressão alta devem comer de duas a três bananas por dia, para ajudar a repor o potássio eliminado na urina. CAJU A polpa do caju é muito mais rica em vitamina C do que a laranja e o limão. Popularmente, a castanha-de-caju é considerada afrodisíaca, mas realmente garantida é sua quantidade calórica que, certamente, é bem elevada. Médicos naturalistas aconselham o uso da polpa ou do suco de caju para os casos de diabete, eczema e reumatismo, assim como no combate a gripes e resfriados. GUARANÁ O pó desta fruta diluído em água é um poderoso estimulante para trabalhos físicos, daí a gama de bebidas energéticas existentes no mercado associadas ao fruto. O pó de guaraná é reconhecido como estimulante e revigorante. Praticantes de esportes devem incluir em suas dietas o guaraná, para melhorar o desempenho. MAÇÃ A maçã é uma boa fonte de fibra, especialmente a pectina (fibra solúvel usada para engrossar gelatinas), que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Quando cozida, é altamente recomendada por médicos na alimentação de bebês. Morder e mastigar uma maçã auxilia na prevenção às bactérias causadoras das cáries, pois aumenta a produção de saliva. LARANJA A laranja é uma poderosa fonte de vitamina C, de baixo valor calórico.

É um antioxidante que protege contra os radicais livres e ajuda a reduzir certos riscos de câncer, ataques do coração, derrames cerebrais e outras doenças, além de combater gripes e resfriados. A flor da laranjeira é usada em um chá de efeito calmante que combate as crises de insônia. MAMÃO O mamão é uma excelente fonte de vitaminas A e C, além de oferecer boas quantidades de potássio. Ele contém muito beta-caroteno, um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção do surgimento de radicais livres, responsáveis pela incidência de doenças como o câncer. Fonte: hospitalgeral

Deixe uma resposta