Quanto mais coloridos os alimentos, mais nutritivos!

A alimentação é essencial para prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo. Nesse processo, cuidar da quantidade e variedade de cores…

 

A melhor forma de cuidar da sua saúde é ir à feira e escolher frutas e legumes. A alimentação é essencial para prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo. Nesse processo, cuidar da quantidade e variedade de cores no prato é o primeiro passo. Isso mesmo, quanto mais colorido os alimentos, mais nutrientes a refeição possui. Lembra quando sua mãe dizia que “antes de tudo comemos com os olhos?” Ela estava certa. A aparência visual do cardápio, além agradar à visão e aguçar o paladar, pode ser importante aliada para manter o equilíbrio nutricional. Então adeus a monocromia no prato! Use a criatividade e prepare cardápios multicoloridos. Os alimentos dividem-se em seis tipos de cores, sendo que cada um representa proteínas, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes importantes para nosso corpo. Veja qual a importância das cores e em que alimentos apostar na composição do prato.

 

COR AMARELA Função: Auxiliam na manutenção dos tecidos e dos cabelos. Também são ótimas fontes de vitamina C, importante aliado do sistema imunológico. Alimentos de tonalidade alaranjada e amarela são oxidantes e atuam contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento, por exemplo. A cor vem da substância betacaroteno, que atua no metabolismo de gordura. Alimentos;Laranja, mamão, melão, milho, pêssego, pimentão amarelo COR BRANCA Função: A substância flavina dá a cor branca aos alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo. Auxiliam na renovação celular, protegem o sistema imunológico e ajudam na formação dos dentes e na elasticidade dos músculos. Alimentos: Alho, arroz, banana, batata, couve-flor, cebola, feijão branco, mandioca, pêra, palmito COR MARRON Função: Regulam o intestino, melhoram a flora intestinal, controlam o colesterol e o diabetes. Têm efeito contra a fadiga. São importantes fontes de fibras, selênio e vitamina E. Alimentos: Amêndoa, amendoim, arroz integral, canela, castanha, feijão, pão integral, trigo COR PRETA OU ROXA

Função: A tonalidade azulada, preta ou roxa vem da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia. Alimentos: Alcachofra, ameixa, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, repolho roxo, uva COR VERDE Função: Resultante da clorofila, os alimentos desta cor têm a capacidade de aumentar a energia das células e do nosso organismo. Alimentos: Abobrinha, agrião, alface, almeirão, chuchu, couve, escarola, espinafre, kiwi, pimentão, pepino, rúcula COR VERMELHA Função: Previne estresse e funciona como antioxidante no controle dos radicais livres. A cor vem do licopeno geralmente associado à vitamina C. Alimentos: Beterraba, goiaba, melancia, pimentão vermelho, tomate Fonte: saudebrasilnet

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