Salada é muito importante na dieta

São pobres em calorias – podendo ser consumidas em quantidades suficientes para saciar o apetite sem que contribuam …

 

 As saladas formadas, preferencialmente, de vegetais, são indicadas para complementarem uma dieta geral, mas são sobretudo importantes em dietas para o tratamento da obesidade. As folhas verdes e outros vegetais tem algumas qualidades que as tornam importantes nestas dietas: São pobres em calorias – podendo ser consumidas em quantidades suficientes para saciar o apetite sem que contribuam significantemente para o aumento do peso. São ricas em fibras, o que contribuem para a regularização do rítmo do funcionamento intestinal. Apresentam , em sua composição, vitaminas e sais minerais importantes para as funções do nosso organismo. Abaixo seguem alguns exemplos: A vitamina A é encontrada, além de alguns alimentos de origem animal, em alimentos de origem vegetal.

 

Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo. Um dos alimentos mais nutritivos e que encontramos em abundância em qualquer tipo de dieta, é a cenoura. Esse vegetal cor-de-laranja contém uma forma de cálcio facilmente absorvida pelo corpo, além de ser uma fonte significante de fibras. Riquíssima em beta-caroteno, uma forma de vitamina A, a cenoura ajuda a proteger também contra o câncer e doenças do coração. A cenoura tem também a capacidade de reduzir os níveis de colesterol. A chicória, agrião, alface, couve manteiga, escarola, folhas cruas de mostarda e salsinha, são exemplos de vegetais que contem vitamina A.

A vitamina E são sintetizadas apenas por plantas. Contém tal vitamina os vegetais folhosos e as ervilhas frescas. A vitamina K é encontrada em diversos vegetais tais como a alface, couve-flor, espinafre. A vitamina B1 ( tiamina ) também é encontrada em vegetais do tipo agrião, aspargo e mostarda. O ácido fólico sob a forma de folato é encontrado em alguns vegetais frescos de folhas verde-escuras, especialmente o brócolis, espinafre e aspargo. O potássio está presente na alface crespa, espinafre e cenoura. O cálcio é encontrado em vegetais de folhas escuras, como couve, couve-manteiga, nabiça, folhas de mostarda e brócolis. O magnésio pode ser encontrado em vegetais folhosos. ATENÇÃO: Os alimentos devem ser consumidos em proporções energéticas balanceadas. Dietas que eliminam, por completo o consumo de determinado grupo de nutrientes, podem levar à subnutrição e acarretar problemas de saúde. Deve haver um equilíbrio e, sempre, antes de iniciar uma dieta, consultar um profissional da área. Cada indivíduo tem uma necessidade específica. Fonte: www.idealpage.com

Deixe uma resposta