Segredos para uma pele bem nutrida

Antioxidante natural, protege os tecidos da

 

A aparência saudável da pele depende de uma dieta que garanta vitaminas, minerais e outros nutrientes na dosagem que o corpo precisa. Conheça a ação de cada nutriente na pele e saiba onde encontrá-los. Vitamina A: Atua na restauração dos tecidos, reage com proteínas para formar novos tecidos e tem efeito anti oxidante. Fonte: Fígado, gema de ovo, vegetais verde escuros, amarelos e vermelhos. Betacaroteno Nutriente com funções idênticas às da vitamina A. Em excesso, aumenta o risco de câncer para fumantes. Fonte: Vegetais e frutas verde escuras, amarelas e vermelhas Vitamina C (ácido ascórbico) Diminui a perda de células por ação dos raios ultravioleta.

 

Ajuda a preservar a estrutura dos fibroblastos (fibras entrelaçadas na musculatura). Fonte: Frutas, cítricas, cereja, tomates, pimentões, vegetais. Vitamina E (alfatocoferol) Antioxidante natural, protege os tecidos da degradação por radicais livres. Trabalha junto com o selênio. Fonte: Gérmen de trigo, óleos vegetais, castanhas, folhas verde-escuras. Cobre Necessário para que o corpo utilize a vitamina C. Fonte: Fígado, ostras, carne, legumes, nozes. Magnésio Melhora as trocas entre as células. Atua na formação das proteínas. Participa da contração e do relaxamento dos músculos. Fonte: Crustáceos, mexilhão, peixe, abacate, damasco seco. Selênio Faz parte da enzima protetora das células glutationa peroxidase. Beneficia a firmeza dos tecidos.

Fonte: Carnes, fígado, grãos integrais, castanha-do-pará. Zinco Aumenta a ação da enzima etileno desidrogenase, que combate radicais livres Fonte: Algas, ostras, leite, farelo de trigo. Licopeno Antioxidante, atua na cicratização dos microcortes das células Fonte: Tomate, morango, melancia. massa de tomate. Ômega 3 É um ácido graxo essencial, tipo de gordura considerada boa. Melhora as reações inflamatórias. Fonte: Salmão, bacalhau, sardinha (peixes de água fria) Polifenóis Nutriente que evita a formação dos radicais livres, protege os vasos sangüíneos. Fonte: Sementes de uva, ameixas. Fonte: abcdocorposalutar

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