Shiatsu – Alívio imediato

Sabe quais os benefícios do Shiatsu?

Inconscientemente, sempre que você sente rigidez ou dor no corpo, pressiona a parte afetada com as mãos. Esse é um ato de reflexo que explica parte da técnica utilizada numa massagem. O Shiatsu é uma delas. “Shi” significa dedo, e “atsu” significa pressão. Uma massagem oriental que consiste em pressionar determinadas áreas do corpo com os dedos e as palmas das mãos.

Ao longo do meridiano da bexiga (importante no diagnóstico e tratamento), localizado nas costas, existem pontos correspondentes a cada órgão. Corretamente pressionados podem dar alívio imediato. O toque desbloqueia energias estagnadas, que impedem o bom funcionamento do organismo.

Atua como prática preventiva, fortalecendo o sistema imunológico e como terapia, sanando dores musculares e na coluna, desequilíbrios do sistema nervoso, disfunções orgânicas e estresse. Além de equilibrar os meridianos. A prática esportiva faz bem aos músculos, mas em demasia pode levá-los a fadiga. É importante que o esportista receba massagem para aliviar e prevenir distensões.

Para isso, existem técnicas. Torna-se então importante saber qual tipo de técnica é mais aconselhável ser utilizada em cada caso. Procure sempre orientação de um especialista. Nem toda técnica de massagem é aconselhada para recuperar alguma situação de dor ou stress. O Shiatsu é parte do Anma, que em japonês significa massagem terapêutica. Apenas em 1964 foi reconhecido de forma distinta e independente.

O Anma é a forma mais antiga da Massagem Tradicional Asiática. Não usa óleo. Envolve alongamento e toque com as mãos, com o foco em melhorar o condicionamento muscular e a circulação do Ki, ou Energia Universal da Vida. Enquanto as técnicas de massagem ocidentais focam o relaxamento do paciente, o objetivo do Anma é influenciar os órgãos internos. Manter em equilíbrio as funções físicas e psicológicas do corpo. Reduzir os sintomas e alinhar a estrutura física que pode ser necessária.

Deixe uma resposta