Tabagismo + colesterol = doenças do coração

Os riscos de doença do

 

O risco de um ataque cardíaco em um fumante é duas vezes maior do que em um não-fumante. Os fumantes passivos também estão expostos a um maior risco de doenças cardiovasculares. Há evidências de que o tabaco aumenta os níveis de LDL (mau colesterol) e reduz o HDL (bom colesterol), acelerando o aparecimento de arteriosclerose. Ou seja, o fumo também é responsável direto pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias coronárias, além de afetar o coração e os vasos sangüíneos. Quando a pessoa já é propensa a produzir taxas altas de colesterol, o tabagismo eleva ainda mais os riscos de doenças do coração. AS FIBRAS SÃO FUNDAMENTAIS As fibras dos alimentos tendem a reduzir a absorção do colesterol no intestino. Uma alimentação rica em fibras, além de proteger das doenças cardiovasculares, melhora a função intestinal e também previne o câncer do intestino. Adapte-se gradualmente a uma alimentação rica em fibras. Aumente o volume de água ingerido durante o dia e lembre-se que o cozimento reduz o teor das fibras. Dicas para aumentar a ingestão de fibras:

 

– Prefira alimentos integrais: pão integral, arroz integral, frutas e verduras; – Alimente-se com frutas cruas e vegetais, inclusive a casca, quando possível; – Habitue-se a comer alimentos ricos em fibras: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, laranja, tangerina, abacaxi, uva, ameixa, maçã, morango, framboesa, aveia, farinha de aveia, farelo de trigo, macarrão, vagem, quiabo, berinjela, abóbora, cenoura, couve. DICAS PARA DIMINUIR O COLESTEROL – Exercício físico: ajuda a queimar as gorduras em excesso e manter o corpo saudável. Procure andar a pé sempre que possível, evitando a tentação de se deslocar de carro ou outros transportes em caminhos mais curtos. Use escadas ao invés de elevador e, no trabalho, evite ficar muito tempo sentado; – Reduza a gordura na preparação de alimentos usando recipientes não-aderentes; – Opte pelos alimentos assados, grelhados, cozidos no vapor ou guisados, ao invés de frituras; – Beba água com e sem sede. A água é fundamental para o equilíbrio do nosso organismo. O MAU COLESTEROL É UM RISCO PARA A SAÚDE Os riscos de doença do coração aumentam à medida que os níveis de LDL (mau colesterol) estão mais elevados no sangue. A pressão arterial elevada e o ato de fumar tornam esse risco ainda maior. Através da correção dos hábitos alimentares podemos controlar os níveis elevados do colesterol. Fique atento e acompanhe sempre os níveis de colesterol através de exames de sangue periódicos. Fonte: Assim

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