Terapia natural é nutrição para o fígado

A saúde perfeita depende do bom funcionamento do

 

A saúde perfeita depende do bom funcionamento do fígado. O fígado e o maior órgão que temos no corpo, pesando 5.5 kgs. É responsável por 500 funções vitais. Se pensarmos no quanto o fígado faz por nos, ficamos impressionados. Algumas das mais importantes funções do fígado: . filtrar o sangue; . armazenar vitaminas e minerais solúveis em gordura; . metabolizar proteínas, carboidratos e gorduras, para prover energia e nutrientes; . função desintoxicante. As toxinas ambientais e alimentares requerem muito esforço do nosso fígado. Por este motivo e essencial removermos todas as fontes de toxinas que não somente sobrecarrega nosso fígado, como também afetam nosso sistema imunológico. Incluem-se aí, aditivos, corantes, ceras, flavorizantes, pesticidas e herbicidas. O álcool é também muito tóxico ao fígado e deve ser evitado quando existir uma deficiência deste órgão, ou se não quisermos sobrecarregá-lo. As toxinas estão presentes na gordura animal, por isso é importante não esquecer disso quando se ingere produtos animais. Devemos diminuir ao máximo a ingestão de produtos animais, não só para manter o teor de gordura e toxinas baixos, mas também para evitar as doenças microbianas que ocorrem naturalmente. Certifique-se sempre de que o alimento que contém gordura esteja perfeitamente fresco, por exemplo, as sementes, as castanhas, manteigas, grãos, farinhas, óleos, molhos de salada e outros condimentos que contenham óleo. Mantenha-os refrigerados para garantir seu frescor. Nunca frite ou esquente óleo em temperaturas muito elevadas e evite qualquer produto que contenha óleo hidrogenado. Escolha óleos monossaturados e poli-insaturados como azeite de oliva, girassol, gergelim, flax, semente de abóbora, soja, lecitina, peixe ou canola. Alimentos ricos em fibras são a chave da alimentação saudável.

 

A bile carrega substâncias tóxicas para os intestinos, a fibra pode auxiliar na rapidez com que estas fibras vão agir no intestino grosso, eliminando as toxinas através das fezes. Dentro desta categoria, podemos citar algumas fontes ricas em fibras: cereais integrais e grãos integrais, arroz integral, farelos, frutas secas, castanhas, sementes, feijões, lentilhas, ervilhas, frutas e vegetais com suas cascas (de preferência – orgânicas). É muito importante diminuir o consumo de proteínas animais, não só pelo seu alto teor de gordura, mas também por causa dos restos de acidez que elas contêm e que permanecem em nosso organismo após a digestão. Esta cinza deve se assentar para poder ser eliminada pelos nossos rins. Certas enzimas são utilizadas pelo fígado em seu processo de desintoxicar e há certas comidas que são conhecidas pelo seu poder de fazer estas enzimas funcionarem direito. Elas incluem: – Repolho, brócolis e couve de bruxelas, que contém certa fito-química chamada “ indole-3-carbinol”.

Que também e um anti-cancerígeno. Começar seu dia com um ou dois copos de limonada fresca, suco de laranja ou tangerina para limpar o fígado, é uma pratica muito salutar. – Levedura nutricional e grãos integrais, que são fontes de vitaminas do complexo B: melões, pimentas, tomates e frutas frescas, são todas boas fontes de vitamina C; – Glutationa é um dos anti-oxidantes mais importantes para o fígado. As fontes de glutationa em nossa dieta estão em: frutas frescas e vegetais, carnes cozidas e peixes, cebolas e alhos, e brotos. Brotos de alfafa (feno) são particularmente bons para as funções do fígado e auxiliam na digestão. Todos os brotos são muito ricos em enzimas, vitaminas e minerais, possuindo um valor nutritivo superior. Uma semente brotada adiciona proteína em nossa dieta e energia essencial. Ela e uma fonte viva de forca vital. Outra fonte de glutationa são a cisteína encontrada em carnes, peixes, ovos, soja, glúten de trigo e castanha-do-pará. O ácido glutâmico necessita de zinco e cobre para ser absorvido. O zinco é também necessário para a cicatrização e age como anti-viral. Boas fontes de zinco são: levedura, gema de ovo, peixe, carneiro, algas e grãos. Fontes de cobre são: amêndoas, folhas verdes, abacate e melado escuro. Como podemos ver, muitos são os alimentos úteis para uma alimentação natural e nutrição para o fígado. São alimentos que cuidam do fígado, enquanto promovem uma perfeita nutrição. Fonte: www.hepc.hoster.com.br

Deixe uma resposta