Vitamina A é essencial para crianças e gestantes

Que problemas são causados pela falta de vitamina A no organismo? Para ter uma vida saudável, alguns cuidados

 

Que problemas são causados pela falta de vitamina A no organismo? Para ter uma vida saudável, alguns cuidados especiais na infância podem ser fundamentais. Um deles está relacionado com a reserva de vitamina A no organismo. A falta desse nutriente pode causar sérios problemas de desenvolvimento, principalmente na visão. A deficiência em mulheres grávidas também é considerada grave, pois o leite materno é a principal fonte de vitamina A para o recém-nascido. Mesmo sendo encontrado em fontes naturais, esse nutriente não está presente na alimentação de grande parte da população brasileira. As infecções relacionadas à deficiência da vitamina são: diarréia, infecções respiratórias agudas e formas mais graves, como a cegueira irreversível em crianças, consideradas um problema de saúde pública.

 

Qual é a relação da Vitamina A com o vírus HIV? Estudos recentes identificaram que a quantidade adequada de vitamina A em gestantes reduz a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV e diminui em 40% os casos de mortalidade materna e em 23% os de mortalidade infantil. Quais são as funções da Vitamina A? Entre as funções da vitamina A, estão: redução da gravidade das infecções; aumento das chances de sobrevivência das crianças; auxílio no crescimento do feto e da criança; e participação na construção do processo visual. O conteúdo das cápsulas de vitamina A vem na forma de óleo para ser espremido na boca. As crianças devem tomar a megadose a cada seis meses. O recebimento da vitamina é registrado no cartão de vacina.

A meta do Ministério da Saúde é atender aproximadamente 6 milhões de crianças por ano nas regiões consideradas endêmicas. Mulheres grávidas não devem tomar a megadose, pois seu uso pode causar malformações no feto. A distribuição das cápsulas para as mulheres é feita no pós-parto imediato, ainda nas maternidades, antes da alta hospitalar. Qual é a importância da Vitamina A? Encontrada no leite materno, leite integral, fígado, gema de ovo, frutas oleaginosas, hortaliças verde-escuras e legumes alaranjados, como abóbora e cenoura, a vitamina A é essencial para a saúde. É importante para o bom funcionamento dos olhos, ajuda a reduzir a gravidade de infecções comuns em crianças e auxilia no desenvolvimento e crescimento delas. A vitamina A protege a córnea.

Sua falta pode gerar graves conseqüências no processo visual, inclusive a cegueira total e irreversível em crianças, sua manifestação mais grave. Os fatores que podem evidenciar a deficiência de vitamina A no organismo – e portanto merecem investigação – são: diarréia e infecções respiratórias freqüentes e dificuldade de enxergar em lugares com luz fraca, a chamada cegueira noturna. As mães são orientadas a estarem atentas à diversificação da alimentação dos filhos, às chamadas das unidades de saúde para receber a megadose de vitamina A nas áreas endêmicas e à promoção do aleitamento materno. Com amamentação adequada e uma alimentação saudável, a criança consegue manter o nível ideal de concentração de vitamina A. Alguns alimentos regionais são excelentes fontes desse nutriente. É o caso dos frutos oleaginosos como o buriti, a pupunha (mais conhecidos no Norte e Nordeste), o dendê e o pequi. Esses frutos são considerados uma das principais fontes de vitamina A. Em relação ao aleitamento materno, a técnica ressalta que as mulheres devem amamentar o bebê exclusivamente até os 6 meses e de forma complementar até pelo menos os 2 anos de idade. Fonte: nutrição em pauta

Deixe uma resposta