Vitaminas e suas funções

Relacionada com a absorção e utilização do cálcio no desenvolvimento dos ossos e dentes. Aumenta a absorção de cálcio…

 

 Vitamina A Necessária para o crescimento e manutenção do tecido epitelial e para a manutenção da acuidade visual na obscuridade. É antioxidante e em conjunto com um hormônio específico, mobiliza o cálcio ósseo e aumenta a reabsorção de cálcio. Vitamina D Relacionada com a absorção e utilização do cálcio no desenvolvimento dos ossos e dentes. Aumenta a absorção de cálcio, podendo prevenir a osteoporose e é importante para aumentar a imunidade. Vitamina E Tem ação antioxidante, melhora os níveis de colesterol, tem função complementar ao selênio.

 

Vitamina K Essencial para a formação da protrombina e, como conseqüência, para a perfeita coagulação do sangue. Vitamina C Necessária para a produção de colágeno? para a integridade das paredes capilares? para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e para o metabolismo dos aminoácidos? participa da biosíntese e da excreção do colesterol? é antioxidante? atua no sistema imunológico? aumenta a absorção de ferro? favorece a cicatrização da mucosa? atua na síntese de colágeno que melhora a síntese de proteína. Complexo B Atua como co-fator no metabolismo de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras)? auxilia na prevenção/no controle da anemia, pois é um co-fator para absorção de ferro. Vitamina B1 (tiamina) Importante na oxidação dos hidratos de carbono e, em conjunto com o potássio, atua na função tônica do intestino. Vitamina B2 (riboflavina) É essencial, pois é antioxidante? participa da formação de células vermelhas do sangue? atua na cicatrização? é importante para o metabolismo, além de estimular a liberação de energia dos nutrientes, ajudar na produção de hormônios e manter saudáveis as mucosas.

Vitamina B3 (niacina) Protege das doenças do coração? atua na regulação do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras Vitamina B6 (piridoxina) Responsável pela síntese de proteínas. Sua carência pode causar anemia por depleção de ferro entre outras funções Vitamina B12 (cobalamina) Necessária ao próprio funcionamento de todas as células, particularmente as da medula óssea, as do trato gastrointestinal e as do sistema nervoso Ácido pantotêmico Entre outras funções, atua no metabolismo dos nutrientes e na síntese do colesterol Biotina Importante na síntese de ácidos graxos? na utilização da glicose? no uso da vitamina B12 e ácido fólico pelo organismo e no metabolismo de proteínas Ácido fólico Atua no metabolismo de certos aminoácidos e na maturação de glóbulos vermelhos do sangue? necessário ao crescimento e regeneração de células e à formação de novas hemácias na medula óssea; mantém saudável o sistema nervoso. Sua deficiência causa anemia Fonte: Clínica Valéria Campos

Deixe uma resposta