Yoga: crianças também podem praticar!

As aulas também trabalham a ética e ensinam conceitos como lealdade, honestidade e respeito

O yoga é, basicamente, uma combinação de exercícios respiratórios (chamados “pranayamas”) e posições baseadas em elementos da natureza (denominadas “ásanas”), além de meditação e relaxamento.

“Quem aprende a realizar uma respiração mais longa, mais consciente, logo se torna uma pessoa mais tranqüila, mais reflexiva e paciente, pois aprende a esperar, a viver o presente”, explica Ângela. A professora dá aulas para crianças a partir de cinco anos e afirma que, mesmo que os pequenos não compreendam claramente a filosofia do yoga, eles vivenciam seus conceitos e, assim, os assimilam naturalmente.

“Eles estão sempre dispostos a aprender e participam ativamente das aulas”, ressalta. As aulas também trabalham a ética e ensinam conceitos como lealdade, honestidade e respeito ao próximo, por meio de jogos e brincadeiras.

“Além disso, os exercícios procuram mostrar à criança que ela é capaz de ampliar suas habilidades e seu conhecimento sobre si mesma. Isso lhe dá mais confiança e mais auto-estima”, destaca Ângela. Mas, é importante lembrar que o yoga deve representar um prazer para a criança e nunca uma obrigação. Se ela não tiver vontade de praticar, não force. Fonte: clicfilhos

Deixe uma resposta