Yoga durante o trabalho

Vale a pena experimentar! Cinco minutos por dia podem ajudar qualquer um a obter os benefícios da ioga, segundo a Dra.

 

 

Vale a pena experimentar! Cinco minutos por dia podem ajudar qualquer um a obter os benefícios da ioga, segundo a Dra. Garfinkel, autora de um estudo promissor sobre a eficácia da yoga na síndrome do túnel do carpo. Conforme sua pesquisa, os portadores dessa síndrome que participaram de um programa de yoga durante 8 semanas, 2 vezes por semana, apresentaram menos dor, além de maior flexibilidade e força do que os pacientes que imobilizaram o punho, o tratamento classicamente utilizado na doença.

 

Caso as suas mãos sofram porque você trabalha muito com o teclado do computador, faça outras atividades repetitivas, ou mesmo por doenças crônicas – como a artrite -, alguns alongamentos simples podem ajudar bastante. Inicialmente, ela recomenda os seguintes exercícios: – Extensão do braço sobre a cabeça (Urdhva Hastasana) – Faça como a primeira atividade da manhã, ou como uma forma de intervalo durante o dia. Permaneça em pé, ereto, com os pés paralelos e os braços ao seu lad uma postura que promove o fluxo de sangue para as mãos. Estique bem os braços e os dedos a sua frente, com as palmas voltadas para baixo. Mantendo os braços e cotovelos alinhados, levante os braços sobre a cabeça devagar, até a posição de 11 horas e 1 hora, respirando pelo nariz. Mantenha a garganta e os ombros relaxados. Levante os lados do corpo, mantendo os ombros longe da cabeça. Permaneça nessa posição por 15 a 30 segundos, inspirando e expirando pelo nariz. Expire e baixe os braços ao seu lado.

Se você sentir o sangue fluindo para as mãos é sinal de que você fez o exercício corretamente. – Extensão do tronco (Dandasana) – Um bom exercício para fazer no escritório ou em qualquer lugar onde você esteja sentado. Sente-se numa cadeira e mantenha o tronco ereto. Coloque as mãos em cada lado e empurre as palmas contra o assento, com cuidado para não forçar os ombros ou o pescoço. Empurre as escápulas contra as costas, movimentando os ombros para trás e para baixo. Permaneça nessa posição durante 30 segundos, sempre respirando pelo nariz. Relaxe, e depois faça novamente. A expansão do tórax e dos ombros também traz benefícios para os punhos e as mãos. – Giros na cadeira (Bharadvajasana) – Um exercício mais avançado, também eficaz para as dores nas costas e no pescoço. Sente-se de lado numa cadeira, com o quadril e a coxa direita voltados para a parte posterior da cadeira. Mantenha os joelhos e pés juntos, com os calcanhares posicionados abaixo dos joelhos.

Estique o tronco para cima e puxe os ombros para trás. Com os joelhos juntos e os pés no chão, vire o tronco para a direita e coloque as duas mãos nas costas da cadeira. Puxe com a mão esquerda, trazendo o lado esquerdo do corpo nessa direção; ao mesmo tempo, empurre com a palma da mão direita, afastando o lado direito do corpo das costas da cadeira. Vire o corpo, depois a cabeça, e olhe sobre o seu ombro direito. Aguarde 15 segundos nessa posição. Relaxe. Faça o mesmo no lado esquerdo. Fonte: APM

Deixe uma resposta