A melhor hora para se exercitar
Saiba em que período do dia a atividade física queima mais calorias. Que horário do dia é melhor para fazer exercícios? Quem é adepto das atividades físicas já deve ter se questionado isso alguma vez.
Para encontrar a resposta, muitos pesquisadores realizaram estudos com atletas. E concluíram que fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite. A nutricionista Cristina Freitas, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, explica que, após as horas de sono, quando o corpo está profundamente relaxado, os músculos e o organismo, em geral, precisam de uma dose extra de energia para ficar de pé e fazer exercícios. Por isso, a taxa metabólica é mais alta pela manhã.
Mas, como em toda regra há exceções, existem aqueles que preferem ficar acordados à noite e dormir pela manhã. Nesses casos, explica Cristina, o metabolismo atinge seu ápice no último período do dia. Além de gastar mais energias, fazer exercícios pela manhã tem uma série de benefícios. A nutricionista destaca que movimentar o corpo no início do dia garante mais disposição e bom humor, já que atividades físicas estimulam a produção de endorfina e serotonina, substâncias liberadas pelo cérebro que proporcionam a sensação de bem-estar. “Durante a atividade, liberamos adrenalina. Quando terminamos, ficamos mais relaxados e tranqüilos, com disposição para o trabalho e facilidade para lidar com os problemas que poderão surgir”, pontua. O clima também é favorável para quem prefere se exercitar durante o dia. No início da manhã o sol está ameno, e a atividade fica mais agradável e menos cansativa. Ainda mais para quem opta por exercícios ao ar livre.
Cristina lembra ainda que, nesse período, o indivíduo ainda não está sobrecarregado do estresse e do cansaço do dia-a-dia, o que muitas vezes diminui a disposição para o exercício físico. A nutricionista alerta apenas para a importância do aquecimento e do alongamento antes das atividades, sobretudo para quem se exercita pela manhã. Como os músculos estiveram relaxados por um longo tempo, fazer exercícios sem uma preparação anterior podem causar desconforto e até mesmo pequenas lesões. “Por isso, o aquecimento e o alongamento são fundamentais”, ressalta. Fonte: www.maisde50.com.br Por Andrea Guedes
Comentários