Acupuntura: saúde e equilíbrio natural
A Acupuntura é um dos recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa
Esta ciência surgiu na China há mais de 5000 anos e se baseia no estudo da Natureza e da existência de uma energia vital chamada Chi ou Ki. A energia circula pelo nosso corpo através de canais que recebem o nome de Meridianos. Se essa energia fluir naturalmente por esses canais, mantém o bom estado de saúde.
Caso alguma condição interna ou externa bloqueie o fluxo natural dessa força vital, surge o desequilíbrio que irá resultar em doenças. As emoções são responsáveis por 90% das doenças, ou seja, o nervosismo, ansiedade, medo, preocupação, tristeza, raiva, mágoa, ressentimento, depressão, quando constantes na nossa vida, são capazes de baixar a energia de defesa que protege nosso organismo das moléstias. Apenas 10% são provenientes de outros fatores, como: meio ambiente, alimentação desregrada, vícios, contaminações por vírus e bactérias, hereditariedade e outros.
Em média, o problema demora 6 anos para aparecer, a contar do momento em que um desses estados emocionais se fixou. Esses bloqueios no fluir das energias, podem ser corrigidos através de vários métodos terapêuticos, sendo um deles a Acupuntura, que está se tornando cada vez mais conhecida e utilizada no Brasil.
É uma terapia preventiva e curativa, eficiente nos seguintes casos: equilíbrio energético geral, relaxamento, dor na coluna, TPM, bursite, tendinite, torcicolo, sinusite, rinite, bronquite, gastrite, dor nas articulações e joelho, estresse, ansiedade, nervosismo, depressão, dentre outros.
O tratamento não tem efeitos colaterais. Após um diagnóstico bem elaborado, em que o paciente responderá a várias perguntas, serão aplicadas finíssimas agulhas em pontos de Acupuntura específicos para cada caso. As agulhas são de origem coreana, chinesa ou japonesa, descartáveis ou em kit individual para maior segurança.
Pode também ser associado ao tratamento, dependendo da necessidade, a Eletroacupuntura, na qual se utilizam pequenos eletrodos para estimular as agulhas. As sessões duram em média uma hora e o número destas depende de cada caso. Além da Acupuntura, existem outros tratamentos que utilizam o mesmo princípio, sem o uso de agulhas; são eles: Shiatsu, Do-in, Moxaterapia, Auriculoterapia, Ventosaterapia, dentre outros.
A Acupuntura trata o paciente como um todo e não por partes isoladas.
Busca a causa do problema, equilibra todo o sistema físico e emocional para que o resultado seja eficiente. Mesmo nos casos em que o organismo está muito debilitado, há uma grande melhora na qualidade de vida do paciente. Devemos, assim, harmonizar nossas emoções, cuidar do corpo e da mente para um viver melhor.
Comentários