Memória
Pode ser: . Imediata – dura frações a poucos segundos, com o tempo são esquecidos, não deixa traços de memória. Ex. número de telefone;
. De curto prazo – duração de algumas horas, com formação de traços de memória. Ex. o que aconteceu no dia anterior;
. De procedimentos – capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas. Ex. andar de biciclet;
Estimulando a memória: – atividades prazeirosas estimulam a produção do neurotransmissor serotonina;
– alimentação saudável;
– noites de sono bem dormidas auxiliam a criatividade, a concentração, o raciocínio, a capacidade de resolver problemas e regulam o humor;
– relaxamento e otimismo são fatores que auxiliam as células neurais;
– o stress faz mal para o corpo e a mente, pois produzem hormônios que matam os neurônios;
– é importante exercitar a mente e ter bons pensamentos;
– exercícios físicos estimulam a circulação, fundamental para o cérebro funcionar;
– adição de glicose (açúcar e doces) quando há queima de energia cerebral.
O ideal no ensino seria adequação dos tipos diferentes de pessoas, onde possuem maior ou menor afinidade com alguma forma de comunicação:
– com aspecto visua;
– com aspecto auditivo;
– com aspecto sinestésico (o cérebro interliga sensações de forma mais acelerada);
– exploração através de estímulos dos órgãos dos sentidos. O sistema de alfabetização utiliza: – recursos auditivos (o som das vogais e consoantes);
– recursos visuais (a forma das letras e figura dos objetos).
ROSANGELA NERY Psicóloga clínica com especialização em Psicologia da Saúde Psicóloga organizacional Psicóloga educacional CRP 06/50501-0 rosangelanery@yahoo.com.br
Comentários