Sangue na urina – hematúria
Hematúria é a presença de células do sangue na urina, que pode mudar a cor da urina. Pode ser um sintoma de muitas doenças, algumas das quais também podem ser fatais. Saiba mais sobre hematúria …
Hematúria é um termo usado para indicar a presença de sangue, especialmente glóbulos vermelhos na urina. No entanto, às vezes as células brancas do sangue também podem ser encontradas junto com as células vermelhas do sangue. É geralmente um sintoma de problemas subjacentes dos rins e do trato urinário, como a presença de pedras, tumores ou infecções.
Tipos de Hematúria
Dependendo se a presença de sangue na urina pode ser visto a olho nu, hematúria é geralmente classificado em hematúria microscópica e macroscópica. Na hematúria microscópica, uma pequena quantidade de sangue é o presente que não muda a cor da urina e, portanto, podem ser detectados somente através de um microscópio. Geralmente, não é um sinal de alguma doença, como uma pequena quantidade de sangue pode ser encontrada na urina de quase todas as pessoas saudáveis. Mas, às vezes pode ser um sintoma de doenças doenças renais crônicas.
Em caso de hematúria macroscópica, a cor da urina é alterada para rosa ou vermelho devido à presença de sangue. Às vezes, os coágulos de sangue também podem ser encontradas na urina. Outro nome de hematúria macroscópica é a hematúria bruta.
Os sintomas de hematúria
O sintoma geral da hematúria é a presença de sangue na urina, e muitas vezes pode ser o único sintoma. No entanto, às vezes pode ser acompanhada de outros sintomas como: vontade de urinar com freqüência, dor durante a micção e também a dor no abdômen.
Causas de hematúria
Pode haver muitas causas para a presença de sangue na urina. No entanto, as causas comuns incluem a presença de pedras nos rins ou na bexiga urinária, aumento da próstata e infecção no trato urinário.
Hematúria também pode ser um sintoma de uma doença conhecida como “Doença da membrana basal fina. Esta doença é muitas vezes designada como hematúria familiar benigna. Esta doença é caracterizada por um afinamento da membrana basal dos glomérulos do rim. Esta é uma das causas mais comuns de hematúria macroscópica.
A bexiga é o órgão que armazena urina, e seu câncer também pode ser uma causa de hematúria. A hematúria pode ser um sintoma de câncer de rim. Carcinoma de células renais, um tipo comum de câncer do rim, que afeta o forro do túbulo proximal renal, pode resultar em hematúria. Estes túbulos renais são responsáveis pela filtragem do sangue e de produtos usados. Obstrução do trato urinário é outro fator causando hematuria. Na obstrução do trato urinário, o fluxo de urina é prejudicada que provoca distensão do proximal do trato urinário. Ela também pode resultar na distorção do trato urinário, e até mesmo insuficiência renal.
Síndrome nefrótica, uma série de sintomas dos transtornos associados com os rins também podem ser uma razão por trás hematúria. Nesta doença, pequenos poros podem ser encontrados no podocytes do glomérulo através do qual as células do sangue podem facilmente passar para a urina e, assim, causar hematúria.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico de hematúria geralmente começa com a análise do histórico médico dos pacientes, como história de pedras nos rins, a presença de coágulos de sangue na urina, dor ao urinar, doenças recentes, etc Então, é diagnosticada com a ajuda de exame de sangue e ultra-som. Ultra-sonografia do trato renal, geralmente é feita para determinar a fonte do sangramento. Raios-X ou a tomografia computadorizada pode ser realizada para descobrir a presença de pedras nos rins. Com o auxílio de cistoscopia e biópsia, pode-se determinar se a hematúria é causada por câncer da bexiga.
O tratamento da hematuira depende do fator específico causando isso. Se ela é causada por uma infecção, então ele pode ser tratada com antibióticos simples. Mas, se câncer ou tumores nos rins, ureteres, bexiga urinária ou câncer de próstata são responsáveis pela doença, então pode haver uma grande variedade de tratamentos, incluindo cirurgia. Por outro lado, hematúria, causadas por pedras nos rins e bexiga requer a remoção ou quebra das pedras.
Presença de sangue na urina ou hematúria muitas vezes não é considerado como um assunto de muita preocupação. Mas, não deve ser negligenciada e devidamente diagnosticada por um médico experiente, como ele pode ser um sintoma de doenças muito graves como o câncer ou tumores do rim, assim como do trato urinário.
Comentários