A atividade física destinada à diabéticos

Aptidão física pode ser considerada uma condição corporal na qual o indivíduo possui energia, vitalidade e as habilidades motoras suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades recreativas sem excessiva fadiga.

Como ressalta o senso comum, fazer exercícios é bom para a saúde e destaca não estar mais em discussão os benefícios do esporte, mas sim, qual a forma mais correta de praticá-los visando alcançar ou manter a saúde. Açúcar em excesso circulando na corrente sanguínea é “venenosa“ para todo organismo (células), assim como sua escassez. Por isso, no diabético, existe a necessidade de um monitoramento para evitar, durante a atividade física, estados de hipoglicemia e coma hipoglicêmico (choque insulínico), ou vice-versa, hiperglicemia e conseqüentemente entrar em estado de torpor ou até mesmo em coma diabético, muito menos grave e comum. O monitoramento deverá ser inicialmente realizado antes, durante e pós atividade física.

O horário de utilização de insulina lenta, rápido ou ultra- rápida, cabe à interação médico- educador físico, assim como dosagem, local de aplicação e horário de ingestão de carboidratos. A prática da atividade física acompanhada de dieta bem elaborada faz reduzir este perfil e com isto, melhorar a saúde geral desta pessoa, redução da pressão arterial, melhora da formula sanguínea, e dentro desta, as taxas de colesterol e açúcar.

ATIVIDADES FÍSICAS PARA DIABÉTICOS A atividade física possui um grande potencial no tratamento da diabete, sendo: • Conscientizar o diabético da importância da prática de exercícios e manter uma vida ativa para promover a saúde; • reconhecer e saber avaliar os efeitos das diferentes formas de atividades físicas sobre a glicemia sangüínea de acordo com variáveis como horário, tipo de exercício, volume, intensidade; • saber realizar os ajustes alimentares e/ou medicamentosos para manutenção da homeostasia metabólica durante e após as práticas físicas. Tanto a falta quanto o excesso de exercícios podem ser danosos ao organismo, especialmente em se tratando de pessoas com problemas metabólicos, como diabetes. Lembre-se: A diabete pode ser evitada e precavida. Na busca por saúde, procure sempre um profissional de educação física qualificado e competente!! Boa sorte! Prof. Alexandre Vieira Prof. Universitário / Educação Física – Cref. 3.123 Pós-graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP Contato: vieira76@ig.com.br Fone: 11 – 9495-3181 * As informações são de total responsabilidade do autor

Deixe uma resposta