Como são os exercícios Pilates

A aula é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente. Você controla os equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios são feitos na horizontal com e sem aparelhos.

Muitos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), que eliminam a tensão e aumenta a estamina. Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos. Existem, porém, alguns detalhes durante a execução da aula: numa aula de pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. O “rigor técnico” é o grande segredo.

Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, por isto os resultados parecem ser tão mais rápidos. Fazer uma aula sem a instrução de um professor credenciado, é perda de tempo. A garantia da eficiência do método está em exatamente na precisão dos movimentos e que só poderá conseguir com a ajuda dele. Por exemplo, numa aula os alunos costumam passar como que 30 min só nos exercícios de consciência corporal, só quando estão todos suando é que começa a ginástica propriamente dita. Não adianta ir direto aos exercícios. Não se conseguirá executá-los com eficiência sem o pré-aquecimento.

Quando se olha alguns exercícios tem-se a impressão que são simples alongamentos, nada muito puxado, talvez por não ser necessário fazer muitas repetições do mesmo exercício. Mas somente participando da aula é que teremos como avaliar e sentir os músculos exigidos principalmente do abdômen. Com todo este rigor técnico os resultados não demoram a aparecer e após em média 30 sessões, você consegue transformar seu corpo de maneira equilibrada definindo todos os músculos por igual.

No brasil existem já muitos adeptos, uma delas é a atriz Sônia Braga que diz: “já fiz muita ginástica em minha vida, mas nenhuma mudou meu corpo tão profundamente e rapidamente “. Além de aparelhos (parecem camas de madeira com molas e tiras de couro substituindo os pesos) as aulas de pilates podem ser feitas fora dele. As aulas são quase sempre individuais.

Deixe uma resposta