HPV – um inimigo silencioso

Ele ataca tanto homens como mulheres, transmitindo-se

 

O “Human Papiloma Vírus” mais conhecido como HPV é sem dúvida um inimigo do qual temos que nos precaver. Ele ataca tanto homens como mulheres, transmitindo-se por via sexual. Existem mais de 70 tipos de HPV alguns carcinogênicos, ou seja, capazes de produzir câncer no útero, vagina, vulva ou pênis. Muitas vezes esses vírus não dão nenhum sintoma podendo manifestar-se muito tempo depois da relação contaminante.

 

O “Condiloma Acuminatus”, uma das maneiras pela quais o HPV se manifesta, é caracterizado pelo aparecimento de pequenas formações semelhantes a verrugas vaginais, vulvares ou peninas. Sendo mais evidente, a que mais chama atenção, é a menos perigosa. As lesões por HVP são descobertas em exames de rotina (Papanicolau, Colposcopia, Vulvoscopia e Peniscopia).

É MUITO IMPORTANTE QUE AS MULHERES NAS QUAIS SE DIAGNOSTICOU HPV, OBEDEÇAM AO TRATAMENTO RECOMENDADO POR SEUS MÉDICOS E QUE SEUS COMPANHEIROS FAÇAM PENISCOPIA E CASO ESTEJAM INFECTADOS, FAÇAM O TRATAMENTO CONJUNTO. Atualmente o diagnóstico e tratamento do HPV é imprescindível na prevenção do câncer genital e seu aparecimento torna-se dia a dia mais comum. A maneira de evitar a contaminação é o simples uso de preservativo nos relacionamentos sexuais. Dr. Rubens Paulo Gonçalves Ginecologia e Obstretrícia

Deixe uma resposta