O despertar matinal

O ritmo da manhã costuma dar o ritmo do dia. Quem acorda sob estresse costuma viver sob estresse. É bom cultivar uma

 

O ritmo da manhã costuma dar o ritmo do dia. Quem acorda sob estresse costuma viver sob estresse. É bom cultivar uma rotina de horários e hábitos, desde que sejam saudáveis. Despertar e dormir mais ou menos na mesma faixa de horário ajuda a dar regularidade para nossas secreções hormonais. Como rotina de higiene, pela manhã procure fazer com que o intestino funcione, escove os dentes, limpe a língua e depois beba um copo de água.

 

A limpeza da língua é essencial para um bom hálito. Língua saburrosa, que é aquela coberta por uma placa esbranquiçada ou amarelada, é fonte de alimentos para bactérias, que além de gerarem o mau hálito, colaboram para a retração de gengiva. A escovação da língua deve ser feita com escova de cerdas macias (para não arranhá-la) ou com limpadores de língua à venda em farmácias. Estes limpadores, na verdade, são raspadores de língua que geralmente têm a forma de uma ferradura, usados há séculos pelos indianos e, mais recentemente, recomendados pelos dentistas, também como forma de prevenção das doenças periodontais, de retração de gengiva (comum após os quarenta anos) e do mau hálito.

A água em jejum, em contato com o estômago, produz ondas peristálticas que estimulam o funcionamento do intestino. A água é diurética e auxilia na eliminação de toxinas do corpo e limpeza dos rins. Temperatura da água: Um copo de água morna em jejum diminui secreções acumuladas na língua, boca e garganta. Já a água gelada, sobretudo no desjejum, colabora para o aumento de muco e pigarros. Dr. João Curvo

Deixe uma resposta