Problema da acne pode começar no intestino

Quem sofre com espinhas deve começar a prestar atenção ao bom funcionamento

 

Quem sofre com espinhas deve começar a prestar atenção ao bom funcionamento do intestino. A prisão de ventre, ocasionada pela má alimentação, pode ser a origem de problemas de pele, alterações de humor, falta de vitalidade e até excesso de peso. “A pele e o sistema digestivo têm a mesma origem embrionária, demonstrando a relação entre a estética, a dieta e o bom funcionamento intestinal. Quando os intestinos não funcionam todos os dias, toxinas são liberadas ao organismo, principalmente para fígado, rins e pele, favorecendo o aparecimento de espinhas, celulite, alergias de pele e rugas”, diz o clínico-geral Tiago Almeida, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em colonterapia. Sendo assim, aquele mito de que “chocolate causa espinha” tem um fundo de verdade. “Assim como carne vermelha, doces e farinhas refinados e produtos industrializados, o chocolate contribui para sobrecarregar o fígado e o intestino”, diz Almeida. Esses alimentos aumentam a permeabilidade intestinal, fazendo com que corpos estranhos e nocivos, como as toxinas, passem à corrente sanguínea.

 

Em adolescentes, o problema é pior porque, além das alterações hormonais comuns à idade, cresce o hábito de se trocar refeições sadias por lanches e salgadinhos. Por conta disso, os médicos estão aliando tratamentos dermatológicos e hormonais à reeducação alimentar e à limpeza intestinal. “Os resultados são melhores quando se presta atenção ao funcionamento do organismo como um todo. Tanto que a colonterapia é comumente utilizada na Europa como coadjuvante de procedimentos estéticos, como peelings e hidrolipoaspirações”, aponta o dr. Almeida.

A colonterapia é um processo de limpeza do intestino grosso, por meio de irrigação de água. SETE CONSELHOS PRÁTICOS: . Acostume-se a beber de dois a quatro litros de água por dia. Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro. . Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. . Dê preferência a um almoço vegetariano, com saladas, legumes e arroz integral, evitando a carne vermelha. . O jantar deve ser a refeição mais leve do dia, de preferência 3 horas antes de dormir. . Para mulheres que querem prevenir celulite, é bom esfregar uma bucha vegetal a seco na pele, suavemente, antes do banho. Faça o exercício por 3 a 5 minutos, em todo o corpo, menos no rosto. O efeito esfoliante retira as células mortas e ajuda na desintoxicação. . Pratique alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, mesmo que apenas uma caminhada. . Faça um programa de desintoxicação anual com limpeza intestinal, para dar um “descanso” ao fígado, ao rim, ao intestino e à pele. Fonte: Tiago Almeida e Solange Menta

Deixe uma resposta