Recomendações para uma alimentação saudável

Para a salada, dê

 

Quais as principais recomendações para se ter uma alimentação saudável? Cuidado com o sal – evite utilizar o saleiro e acrescentar mais sal às refeições. Prefira sempre temperos naturais como limão, cebola, alho e cheiro verde. Diminua o consumo de enlatados, embutidos e frios. Procure diminuir o consumo de gema de ovo e de alimentos que contenham gema. Consuma, no máximo, quatro gemas por semana. Consuma o mínimo possível de bebidas alcoólicas – a ingestão de álcool não deve ultrapassar 30g por semana. Reduza o cafezinho! No máximo três cafezinhos ao dia. PROCURE SUBSTITUIR CERTOS ALIMENTOS Gordura Substitua a manteiga por margarina vegetal cremosa, creme vegetal ou halvarina. Utilize óleos vegetais (milho, girassol, soja ou canola) deixando de lado gorduras animais (banha e gordura de carnes em geral). Para a salada, dê preferência ao azeite de oliva ou óleos vegetais e substitua molhos à base de maionese e creme de leite por iogurte desnatado ou molho vinagrete. Evite frituras como empanados, milanesa, bolinhos. Utilize no máximo uma vez por semana. Consuma preparações com creme de leite, maionese e coco, no máximo, uma vez por mês. Evite a reutilização de óleo. Carnes Nas carnes em geral, retire toda a gordura visível antes do preparo. Prefira as carnes brancas, como aves e peixes, consumindo-as, no mínimo, três vezes por semana. Miúdos, frios e embutidos em geral, como salsicha, lingüiça, assim como camarões, ostras e mariscos, devem ser consumidos, no máximo, uma vez por mês, devido ao seu alto conteúdo de colesterol e gordura. Dê preferência aos frios de aves, como peru e frango, que contêm menos colesterol e gordura.

 

Leites e derivados Prefira leite desnatado ou, pelo menos, retire a nata do leite integral. Dê preferência ao queijo branco e à ricota, evitando os queijos mais gordurosos. Cereais e leguminosas As leguminosas (feijões, grão-de-bico, ervilha seca, lentilha) são fontes ricas de proteínas. Por isso, devem ser consumidas junto com os cereais (arroz, trigo, milho), como prato principal e não como complemento. Dê preferência aos cereais integrais ou alimentos preparados à base destes, pois possuem maior conteúdo de fibras. As leguminosas também são boas fontes de fibras. Frutas e hortaliças Procure consumir diariamente verduras, legumes e frutas que são fontes ricas de vitaminas, sais minerais e fibras. Massas A maioria dos pães tem baixo teor de gordura, mas algumas massas como croissants, sonhos, roscas e biscoitos amanteigados devem ser evitados, pois possuem uma quantidade maior de gordura. Açúcar, doces e refrigerantes Chocolates, sorvetes, bolos, refrigerantes e açúcar são alimentos bastante calóricos. Por isso, se você precisa controlar o seu peso, diminua o consumo desses alimentos ou deixe-os para ocasiões especiais. REFEIÇÕES FEITAS FORA DE CASA Se você quer adotar uma alimentação mais saudável para perder peso, tenha força de vontade e procure mantê-la, mesmo estando fora de casa. Se você quer adotar uma alimentação mais saudável para perder peso, tenha força de vontade e procure mantê-la, mesmo estando fora de casa Algumas dicas: Leia o cardápio antes de fazer o pedido e procure perguntar ao garçom sobre os ingredientes utilizados na preparação do prato escolhido. Substitua o que achar necessário, como por exemplo: prefira legumes cozidos ao invés de batatas fritas. Utilize óleo e limão para temperar a salada ao invés de molhos com maionese e creme de leite. Peça ao garçom para retirar coisas tentadoras como manteiga e patê. Dê preferência para frango ou peixe, sempre cozido, grelhado ou assado. Evite ao máximo as frituras. Se for sanduíche, prefira os mais simples, sem molhos ou maionese. Para sobremesa, escolha frutas. Peça suco de frutas naturais ao invés de refrigerante. Fonte: Emagrecimento.com

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