Varizes X laser

Alguns fatores contribuem para o aparecimento das varizes dos membros inferiores como

 

O tratamento de varizes tem experimentado através dos anos muitos avanços com objetivo de ser menos agressivo, com menos complicações, menor tempo de hospitalização, onde predomina menor quantidade de incisões com a maior preocupação estética possível. O cirurgião vascular, Dr. Colomé, responderá algumas dúvidas relacionadas ao tratamento de varizes. 1. Qual a causa das varizes das pernas? Dr. Colomé: Alguns fatores contribuem para o aparecimento das varizes dos membros inferiores como uso de hormônios, gravidez, constipação, obesidade, longa permanência em pé, sedentarismo; mas citaria como principal fator o hereditário, ou seja, herdamos a doença de nossos familiares.

 

2. Quais são os sintomas de varizes? Dr. Colomé: Os principais sintomas: dor em peso nas pernas, formigamento, câimbras, edemas (inchaço). 3. As varizes após tratadas podem voltar? Dr. Colomé: As varizes tratadas não retornam. No entanto, a doença venosa é evolutiva, com o passar do tempo outras veias sofrerão dilatação e poderão ser tratadas novamente. 4. Quais os tratamentos para as varizes? Dr. Colomé: O tratamento de varizes varia conforme o tipo de veia a ser tratada. As microvarizes ou varicosas são pequenos “vasinhos” que podem ser tratados com escleroterapia química ou física através do Laser. As varizes reticulares (vasos maiores) podem ser tratadas com microcirurgia com micro incisões, uso de microespuma ou com laser endoluminal. 5. O que é laser endoluminal? Dr. Colomé: Trata-se de laser utilizado dentro da veia varicosa, para causar a sua obliteração (fechamento). 6. O laser é doloroso? Dr. Colomé: Todo o procedimento venoso causa algum grau de desconforto, no entanto totalmente suportável. O laser causa sensação de queimação, pois aquece o vaso para causar sua coagulação.

7. O laser pode ser utilizado para veia safena? Dr. Colomé: Sim, a safena pode ser tratada com laser endoluminal com menor dor pós-operatória e com rapidez na recuperação. 8. Qual a melhor época do ano para tratar as varizes? Dr. Colomé: As varizes podem ser tratadas tanto no verão como no inverno. Salienta-se que deve haver cuidado quanto à exposição solar. 9. As veias retiradas não fazem falta? Dr. Colomé: As varizes são veias dilatadas e tortuosas, vasos que perderam a função, portanto não há nenhum prejuízo no seu tratamento. 10. O que deve ser feito para evitar varizes? Dr. Colomé: As varizes podem ser minimizadas com medidas saudáveis como: caminhadas, evitar uso de hormônios, uso de meia elástica e alimentação adequada. 11. Quais são as complicações das varizes? Dr. Colomé: A presença de varizes pode levar à complicações como: Tromboflebite, Trombose Venosa Profunda, Embolia Pulmonar e sangramento venoso ou Varicorragia. Dr. Colomé www.regiaodosvales.com.br

Deixe uma resposta